Nerd Heaven

Falando de Cultura Nerd

Games

Indústria dos Games Está Saturada?

De um tempo pra cá, os jogos tem se tornado cada vez mais repetitivos e menos inovadores. Por mais que a geração avance cada vez mais, os gráficos e mecânicas parecem estar um tanto que “estagnados”. Será isso a consequência de um prazo apertado para lançamentos? Ou tudo isso significa que a indústria dos games está ficando saturada e os players não aguentam mais tanta falta de criatividade? Hoje vamos trazer alguns tópicos para análise e discussões. Vamos lá?

 

Gráficos

God of War Ragnarok

Estamos na era do PlayStation 5 e Xbox Series X, mas alguns games tem sido lançados com aparência de geração anterior! Principalmente quando falamos de games que contam histórias, temos muitos que fazem um excelente trabalho na paisagem e ambientação. A água sempre foi um ponto que chamou a atenção de quem joga, uma “água bem feita” era sinônimo de um gráfico bom, e isso permanece até os dias de hoje!

O que não podemos deixar passar em branco quando falamos de gráficos, são as expressões faciais. Algo muito curioso disso, é que os games que são do estilo FPS, geralmente estão se saindo melhor do que aqueles que seriam Storytelling. Aqueles cuja necessidade seria uma atenção maior à modelagem de personagens, geralmente tem deixado muito a desejar. Não é algo impossível de ser resolvido, mas será que os produtores querem resolver?

 

Remakes

Resident Evil 4 Remake

Nos últimos anos tivemos excelentes jogos, os quais receberam um Remake. Para você que não sabe o que significa, temos um post explicando as diferenças entre Remake, Remaster e Reimaginação. Um remake que mexeu muito com o coração dos fãs foi o Resident Evil 4 Remake. O jogo ficou simplesmente espetacular, com gráficos excelentes e uma ambientação sem igual. Dito isso, a questão que fica é: O quanto de remakes ainda vamos receber? Isso é algo bom ou não?

Conforme citamos anteriormente, por mais que Resident Evil 4 tenha ficado excelente, os remakes tem se tornado algo comum no mundo dos games ultimamente. Seria isso um total fan service, ou os produtores estão ficando sem novas ideias?

 

Repetições

Falamos dos gráficos, passamos pelos remakes, e não podemos deixar de fora aqueles jogos que podemos contar que todo ano será lançado uma nova edição. Os games de esportes tem sofrido muito com isso, todos os anos são lançados como novas produções, são vendidos nas maiores plataformas com full price (preço cheio), e quando o player para pra analisar, é basicamente uma atualização de equipes e jogadores, tendo sido apenas retirados alguns e acrescentados outros.

Seria muito mais viável para os players, que fosse feito um game apenas, e as produtoras lançassem essas atualizações como DLC’s. Poderiam colocar o preço que quisessem, mas não seria obrigatório a compra, passando a ser algo opcional para o player que poderia continuar com seu game recebendo atualizações e patchs de correção, não precisando ter que adquirir um novo todos os anos para não “ficar para trás”.

 

Novas Fronteiras 

forza horizon 5

Com tudo que acompanhamos na indústria dos games, podemos ver como por exemplo os jogos de FPS que foram saindo da ambientação de Segunda Guerra e chegando até uma “época futurística”. Novamente podemos observar as maiores franquias desse estilo de jogo voltando mais uma vez para a os períodos da Primeira e Segunda Guerra. O que será que nos espera no futuro?

Um estilo de jogo que ainda está escapando de um ciclo vicioso, são os games de corrida, que surpreendentemente tem conseguido evoluir de uma forma considerável a cada ano que passa. Trazendo avanços perceptíveis principalmente nos gráficos. 

Analisando os estilos de jogos, e onde eles estão chegando hoje, será que existem novas fronteiras para o avanço dos games?

 

Hoje trouxemos apenas uma análise da atual situação da indústria dos games, com um objetivo totalmente de reflexão. A respeito do que comentamos nesse post, qual sua opinião? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *