Nerd Heaven

Falando de Cultura Nerd

Animes

Death Note! As Duas Visões do Anime!

Death Note é um dos poucos animes que nos coloca na visão do antagonista, ou vilão se preferir chamar. O anime possui apenas 1 temporada com 37 episódios, e ao longo de todos eles podemos sempre ver os dois lados da narrativa, focando sempre um pouco mais na visão do nosso personagem principal. Hoje vamos falar um pouco de quem acompanhamos no decorrer do anime, o que é o Death Note, falaremos também sobre os shinigamis, e as 2 visões da narrativa.

 

Light Yagami

Light Yagami

Desde o começo do anime somos apresentados a Light Yagami, basicamente era um menino prodígio, inteligente e dedicado aos estudos, possivelmente se tornaria uma pessoa brilhante se continuasse nesse caminho. Porém, ele andava entediado com tudo ao seu redor, sempre as mesmas coisas, as mesmas notícias, e sentia que o mundo estava “podre” conforme ele mesmo fala no anime. Mas tudo muda quando um dia ele está em sua sala de aula, e vê pela janela um livro caindo no chão. No final da aula ele passa pelo local onde havia visto o livro, ele pega na mão, lê a capa e a primeira página, e tem a dúvida se fica ou não com ele. Que livro era esse?

 

Death Note

caderno Death Note

O livro é o Death Note, no qual quando fosse escrito o nome completo de uma pessoa, e se tivesse visto o rosto dela, então esta morreria. Adivinha, Light levou o livro para casa por curiosidade, e tentando não acreditar no que as instruções do caderno diziam, ele chega a conclusão de fazer um teste. Escreveria o nome de algum ladrão, ou alguém que estivesse cometendo algum crime. No mesmo momento ele liga a televisão e tem a notícia ao vivo de um sequestro com reféns acontecendo. O noticiário divulga a imagem do sequestrador junto com o seu nome, e então Light vê como a oportunidade perfeita para fazer o seu teste. Após escrever o nome e acompanhando o noticiário ao vivo, Light descobre que sim, o caderno funciona.

 

Shinigami

Ryuk

Na cultura japonesa, os shinigamis são entidades sobrenaturais que levam as pessoas a tirarem a sua própria vida. Já no anime são chamados de deuses da morte, e aquele que toca no caderno, passa a ver o shinigami. Desde o primeiro episódio então, Light passa a conhecer Ryuk, o shinigami que é o dono do caderno e também o responsável por deixar ele cair no mundo dos humanos. É ele quem ensina as regras do caderno e esclarece as coisa para Light. Após a explicação de Ryuk, Yagami  passa a usar o caderno, com a ideia de que poderia remover todo o mal que existe no mundo, simplesmente escrevendo o nome das pessoas.

 

L

L

Após um certo tempo, a polícia começa a perceber que os criminosos estão morrendo de causas misteriosas, e todos esses casos estão acontecendo no japão. Sem saber por onde começar, a polícia começa a contar com a ajuda de L, o investigador que é conhecido por resolver todos os casos que passam pela mão dele. Então começamos a acompanhar o outro lado da narrativa. Enquanto em um momento temos Light querendo se tornar um deus, juiz e carrasco, L o vê apenas como um assassino que tira a vida das pessoas e faz justiça com as próprias mãos.

 

Questão 

Anime Death Note

O que Ryuk falou para Light desde o começo, é que o caderno apenas iria trazer destruição e desgraça. No começo Yagami ignora, e chega a dizer que o Death Note seria algo incrível que ele recebeu. No decorrer, podemos ver o quanto Light acaba se corrompendo pelo poder, e o ego de querer estar sempre a frente das pessoas. Por muitas vezes ele mente e engana elas para tentar estar um passo à frente. No final, Light acaba morrendo sozinho, sem amigos, e sem família por perto. E então, do topo de uma espécie de torre, podemos ver Ryuk, dizendo que havia avisado ao Yagami que o livro apenas traria destruição. 

O que anime apresenta são duas visões, a de Light onde o mundo seria melhor se as pessoas más simplesmente desaparecessem. A outra de L, onde as pessoas que cometem crimes não devem ser executadas por uma pessoa, mas sim, julgadas em um tribunal de uma maneira justa, e então haver uma sentença. 

 No fundo, a verdadeira reflexão que fica, é que na verdade nós não podemos controlar as situações, muito menos as pessoas, e que acima de tudo, o orgulho tanto nos afasta daqueles que estão ao nosso redor e nos querem bem, como também nos destrói por dentro, e nos torna pessoas que nem nós mesmos reconhecemos. 

 

Agora eu passo a questão para você! Quais lições você conseguiu aprender com o anime? Deixe nos comentários!!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *